Aprendendo

Deficiência Física

Todo comprometimento da mobilidade, da coordenação motora geral, causada por lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas ou ainda por má formação congênita ou adquirida.

A deficiência física engloba vários tipos de limitação motora, que são:

PARALISIAS TOTAIS (PLEGIAS) | PARCIAIS (PARESIAS)

  • PARAPLEGIA / PARAPARESIA: comprometimento da função das pernas, tronco e outras funções fisiológicas;
  • TETRAPLEGIA / TETRAPARESIA: comprometimento da função dos braços e das pernas. O grau de imobilidade dos membros superiores depende da altura da lesão;
  • HEMIPLEGIA / HEMIPARESIA: comprometimento de um dos lados do corpo, como conseqüência de lesões cerebrais;
  • OUTRAS: Triplegia / Triparesia, Monoplegia / Monoparesia.

PARALISIA CEREBRAL

Termo amplo para signa de um grupo com limitações psicomotoras resultantes de uma lesão no sistema nervoso central, durante a gestação, parto ou processo de amadurecimento do cérebro da criança. Geralmente, pessoas com paralisia cerebral apresentam movimentos involuntários e espasmos musculares repentinos.

AMPUTAÇÃO OU AUSÊNCIA DE MEMBROS

Perda total ou parcial de um ou mais membros do corpo.

OSTOMIA

Procedimento em que é criada uma estrutura de comunicação com o exterior do corpo para funções fisiológicas, como por exemplo, a eliminação de fezes e urina. Estas podem ser permanentes ou temporárias.

NANISMO

Deficiência do crescimento provocada por insuficiência endócrina ou má alimentação. Os anões são pessoas com estatura reduzida, eles atingem entre 0,70m e 1,40m na idade adulta. Por conta disso, os anões têm sérias dificuldades de locomoção em cidades planejadas para pessoas com média ou alta estatura.

Essa observação - de que os anões também precisam de acessos - levou essa parcela da população a ser considerada como pessoas com deficiência pelo Decreto Federal 5.296/2004. Mas as dificuldades que os anões enfrentam não ficam apenas no campo arquitetônico, os mesmos sofrem bastante com o preconceito.

MEMBROS COM DEFORMIDADE CONGÊNITA OU ADQUIRIDA

Os casos de encurtamento de membro inferior serão considerados quando superiores a 4cm (quatro centímetros).

© 2012 - Copyright ARPA Acessibilidade. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.